Neurologia Infantil
Neurologia Infantil
Os problemas cerebrais e no sistema nervoso central podem afetar pessoas de qualquer idade – inclusive as crianças. Os transtornos do neurodesenvolvimento formam um grupo heterogêneo de condições crônicas que têm por base alterações neurológicas ou sensoriais, e que se manifestam com atraso ou desvio nas aquisições do desenvolvimento neurológico e por distúrbios comportamentais. O tratamento realizado nesta fase é crucial para o desenvolvimento da criança.
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
O TDAH é considerado o transtorno de desenvolvimento neurológico mais comum na infância. Crianças que apresentam este transtorno manifestam durante o seu desenvolvimento, independente do ambiente, níveis inapropriados de hiperatividade, impulsividade e falta de atenção, incorrendo em prejuízo na sua qualidade de vida e aproveitamento acadêmico.
Transtorno do Espectro Autista
O autismo é uma síndrome neurocomportamental complexa que afeta a linguagem e o desenvolvimento social e cognitivo. O quadro comportamental do autismo é composto basicamente de três manifestações principais: déficits qualitativos na interação social e na comunicação; padrões de comportamento repetitivos e estereotipados; repertório restrito de interesses e atividades.